PRODUTOS & SERVIÇOS
SERVICE BUREAU

A Financeware como parceira da SWIFT para os países do Cone Sul implementou um serviço de service bureau para as instituições financeiras e corporações da região. O service bureau é um serviço que visa beneficiar instituições que hoje não possuem conexão própria com a rede SWIFT e que estão interessados em fazer parte desta comunidade internacional, que hoje congrega mais de 9 mil instituições em 209 países. Mesmo instituições já conectadas à SWIFT de forma independente podem utilizar o service bureau como um site de contingência.

Vantagens

Algumas das vantagens de conectar-se à rede SWIFT através de nosso Service Bureau são:
  • Alta velocidade nas conexões com a rede SWIFT.
  • Baixo custo, obtido pelo compartilhamento de hardware e software do Service Bureau e praticamente nenhum recurso adicional de hardware ou software do lado do cliente.
  • Operação e manutenção do sistema por conta do Service Bureau por profissionais certificados nos produtos SWIFT e totalmente habilitados a dar suporte na utilização dos mesmos e na mensageria SWIFT.
  • Alta disponibilidade do sistema. SLA de 99,5%.
  • Procedimentos operacionais em conformidade com as melhores práticas recomendadas pela SWIFT (label SWIFT Ready Connectivity - Best Practices) e pela certificação SAS-70.
  • Suporte 24 X 7 fornecido em português, espanhol e inglês. O suporte pode ser solicitado através de e-mail, por telefone ou ainda através de nosso sistema WEB de Help Desk
  • Integridade e Segregação dos Dados. Toda a comunicação entre o cliente e o Service Bureau é feita por canais criptografados. Toda a informação de um cliente somente pode ser vista ou acessada por usuários do próprio cliente. Cada cliente trabalho como se fosse o único usuário do sistema.

Formas de Uso do Service Bureau

Existem três formas dos clientes utilizarem o Service Bureau:

- Compartilhamento Total

Nesta forma o cliente comparte toda a infraestrutura do Service Bureau para a conectividade com a rede SWIFT, tanto de hardware como de software. Todos os servidores e respectivos softwares ficam localizados nos DataCenters do Service Bureau, inclusive ambientes de teste e de contingência. Nas instalações do cliente ficam apenas os softwares clientes necessários para o processamento das mensagens.

- Compartilhamento de Conectividade

Nesta forma o cliente tem sob sua responsabilidade o hardware e o software para o processamento das mensagens (SAA ou SAE) e comparte somente a conectividade tanto de produção como de contingência com a rede SWIFT.

- Outsourcing de Site de Contingência

Nesta forma os clientes que tem conectividade direta com a SWIFT podem terceirizar a instalação e operação de seu site de contingência. O Service Bureau Financeware instala em um servidor exclusivo o SAA ou SAE com a própria licença do cliente e somente é compartilhada a conectividade com a rede SWIFT.

Serviços Opcionais Oferecidos pelo Service Bureau

Além dos serviços básicos de conexão à rede SWIFT, o cliente do Service Bureau Financeware tem a sua disposição os seguintes serviços, que são opcionais:
  • En-Reporting
  • Duplicate Detection (DDA)
  • SafeWatch
  • Integrator
A seguir fornecemos uma breve descrição desses serviços:

- En-Reporting

Este serviço complementa e estende a funcionalidade do próprio SWIFTAlliance Access. Este serviço extrai continuamente mensagens e eventos dos sistemas de arquivos de produção do SWIFTAlliance e insere-os dentro de um database relacional.

Todas as mensagens e histórico de processamento ficam imediatamente disponíveis para serem utilizados na integração com sistemas externos do banco cliente, para estatísticas e relatórios (Reporting), controle e alarmes (Watchdog).

Essas mensagens ficam disponíveis para investigação independentemente de estarem ou não disponíveis no sistema de arquivos do SWIFTAlliance, tanto localmente (Viewer) como remotamente via tecnologia Web.

- Duplicate Detection (DDA)

O objetivo do serviço de Detecção de duplicidade é prevenir a emissão de mensagens duplicadas e o processamento de mensagens recebidas em duplicidade. A lógica do serviço DDA está baseado no conteúdo da mensagem, comparando cada nova mensagem ao tráfico de mensagens de um determinado número de dias (configurável) anterior. O serviço é altamente configurável, sendo possível ao usuário determinar quais tipos de mensagens e campos deverão ser checados.

- SafeWatch

Este serviço é uma importante ferramenta no esforço da comunidade financeira internacional na luta contra a lavagem de dinheiro. Todas as mensagens são comparadas com a lista oficial OFAC (Office of Foreign Assets Control do governo norte-americano) e com outras listas incluídas pelos próprios usuários ou fornecidas por outras entidades internacionais como a ONU. Quaisquer mensagens suspeitas são encaminhadas para fila específica para autorização especial ou modificação da mesma.

- Integrator

Este serviço ajuda a integrar as aplicações de back-office dos clientes com a rede SWIFT com um mínimo de esforço, minimizando as modificações necessárias e reduzindo o tempo e o custo relacionado com a implementação dessas aplicações integradas à rede SWIFT. O Integrator pode ser usado tanto para novas aplicações como para as aplicações já existentes.
HOME - MAPA DO SITE - CONTATO